sábado, 8 de dezembro de 2007

Mulheres que Surpreendem: Rute

E por falar em mulheres que surpreendem, a Teóloga Noeme Wirth, de Porto Alegre (RS), fala em seu site sobre Rute. Moabita, casa-se com um filho de Noemi. Perde o sogro, o cunhado, o marido, mas demonstra um amor muito grande por Noemi, sua sogra. Seu amor é tão grande que ela deixa a sua terra para acompanhar Noemi. Uma das declarações mais linda de amor, usada muitas vezes em casamentos, descreve a sinceridade do amor por Noemi. Diz Rute: "Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti" (Rt 1. 16-17).

Wirth conclui: dessa mulher estrangeira nasce Obede, pai de Jessé, que por sua vez é o pai do grande rei Davi. Rute é a bisavó do rei Davi! Através dessas mulheres Deus revela os seus planos e o seu poder!

Ilustração: Julius Schnorr von Carolsfeld: Ruth in Boaz's Field, 1828, Oil on canvas, 59 x 70 cm

Nenhum comentário: