quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O Não pode ser Sim


O Não é um advérbio de negação na classificação dos vocábulos em nosso idioma. Quando queremos negar alguma coisa dizemos não. Quando nos recusamos a fazer algo que não queremos ou que não achamos correto, dizemos enfaticamente”NÃO”.
Durante a nossa vida, não e sim se alternam. Há uma fase na infância que a criança diz não a quase tudo. Dizer não é uma arte. Exige habilidade e bom senso. O não tende a desagradar muito mais que o sim. Todavia, não se pode dizer sim para tudo ou não para tudo.
O não fala de recusa, de negação,de abstenção e até de omissão. O não pode também ressaltar a disposição de não fazer o que é errado. É o não que se torna positivo. O decálogo traz inúmeros exemplos da positividade do não.“ Não matarás”.É o sim à vida! “ Não adulterarás”.É o sim à fidelidade! “ Não furtarás”. É o sim à honestidade!
Em relação à linguagem, o sim precisa ser sim, o não precisa ser não. Dizer não à mentira é dizer sim a verdade. Não usar palavras torpes é dizer sim à santidade no falar.
Em nosso relacionamento com Deus através da oração, sua resposta pode ser “sim”, “não”, “espere” ou “refaça seu pedido”.O não de Deus pode ser um sim , visto que sua vontade é sempre boa , agradável e perfeita.
O nosso não a Deus é um não sempre negativo em relação ao seu serviço. É um não de descompromisso, de fuga, de ingratidão e de justificativas que não convencem.
Vale a pena dizer não ao nosso não e sim a Deus e à obra dele, vivendo a vida como Deus quer.
No amor de Cristo,
Adriana Maia

Um comentário:

SAF Rio disse...

Esperamos que sempre possamos dizer Sim ao nosso Deus